Hiroshi Doi Sensei

hiroshi_doi.png
O criador do estilo Gendai Reiki Ho, vive na cidade de Ashiya, perto de Osaka, no Japão, é o presidente da "Gendai Reiki Healing Association" e um membro ativo da "Usui Reiki Ryoho Gakkai" organização Reiki Original fundada em 1922.

Hiroshi Doi, no ano 2000, liderou um movimento de “retorno às origens” ensinando que o Reiki é um profundo estado de paz interior, coloca os seres humanos em alta ressonância com o universo e os mantém livres de qualquer ansiedade e preocupação.

O estilo Gendai Reiki Ho assim como o estilo Dentho Reiki, original da escola de Mikao Usui, não tem perfil religioso e pode ser aprendido e praticado por qualquer pessoa.

Hiroshi Doi nasceu em Okayama, Japão, em 1935 e está interessado em espiritualidade e energia universal. Ele estudou terapia energética e diferentes formas de desenvolvimento pessoal, bem como alguns métodos como KIKO (técnica de respiração relacionada ao Aikido), e também estudou o desenvolvimento do KI Gong (versão japonesa do "Chi Kung"). Ele se inspirou no antigo método xintoísta de respiração (koshinto) e na pesquisa do Dr. Tsuda Minota para criar a arte "Hado Kokyuu Ho".

Hiroshi Doi e o sexto presidente da Usui Reiki, Kimiko Koyama, estudaram o Reiki original de Mizui Mizui. Ao observar a prática do Reiki, ele descobriu que é simples e pode ser aplicado à vida diária e manter os princípios básicos do desenvolvimento espiritual. Ele fundou o Gendai Reiki Ho e estabeleceu a associação "Gendai Reiki Healing Kyokai".

Gendai Reiki é uma forma de desenvolvimento pessoal e crescimento espiritual que melhora a saúde, a energia vital revitaliza e aumenta a capacidade de cura natural e imunidade, no entanto, não é um tratamento médico. Praticantes de Reiki Gendai nunca devem dar diagnósticos ou modificar o tratamento médico. De forma alguma se opõe à ciência médica. Em vez disso se junta ao médico no esforço para promover a saúde e paz de espírito na sociedade.

Hiroshi Doi reintroduziu técnicas japonesas no Ocidente pela primeira vez em 1999 e define a pratica do Reiju, como a transmissão do equilíbrio e harmonia Reiki, técnica usada somente pelos mestres na velha escola no Japão para equilibrar, sintonizar, empoderar seus alunos que haviam sido iniciados e frequentavam as aulas e tinham acompanhamentos regulares.

A Prática era desconhecida no Ocidente até pouco tempo, infelizmente chegou a ser confundida por alguns mestres como sendo técnica de iniciação (Denju) e passou a ser usada e ensinada erroneamente por algum tempo, sob a denominação de sintonização.

Ser capaz de praticar o Reiki Gendai é a oportunidade de acessar as técnicas reais, ajustadas por Hiroshi Doi e transmitidas sem modificação. Pode obter uma conexão direta com a energia que vem do Reiki Usui Ryoho Gakkai.

O Reiki é realmente um método e a energia que Mikao Usui encontrou e ensinou como uma filosofia vem dos métodos de crescimento espiritual da cultura japonesa. Se esse método e filosofia não for ensinado corretamente, como um legado de Mikao Usui, não se poderá falar do sistema Usui Reiki Ryoho.

Qualquer um pode desenvolver qualquer energia ou magnetismo, mas o Reiki de Usui é específico. Esta é a razão pela qual muitos curadores de Reiki conseguiram afinar e aperfeiçoar as suas habilidades.

O NÍVEIS DO GENDAI REIKI

Em Gendai Reiki, existem apenas quatro níveis de ensino, quatro iniciações por nível, quatro símbolos, cinco principios, as técnicas tradicionais japonesas de auto crescimento. Se alguém oferecer algo diferente, não é Gendai Reiki. Os verdadeiros ensinamentos da linhagem do Reiki Gendai vêm todos de Hiroshi Doi e dos manuais de prática que ele escreveu, seguindo suas regras internacionais. A progressão dos quatro níveis é a seguinte:

– Nível 1 - Shoden

O Despertar, primeiros ensinamentos, destina-se a obter a conexão com a energia Reiki e luz e aprender técnicas de respiração, meditação e autopurificação. O aluno pode sentir a energia e aprender autotratamento, podem fluir energia por apenas colocar suas mãos.

– Nível 2 - Okuden

A Transformação, segundos ensinamentos. Recebe-se um alto nível de energia Reiki, aprende-se os verdadeiros símbolos tradicionais e kotodamas (o espirito das palavras). Aprende-se Hatsurei-ho, método de meditação que Usui Sensei ensinou a todos os alunos. Destaque-se o aprendizado para a transmissão da energia do Reiki a distância.

– Nível 3 - Shinpiden

Os Mistérios – elevação da consciência. O aluno recebe um nível de energia Reiki ainda maior no que se refere ao crescimento espiritual e orientação para um nível superior de consciência. Aprende o quarto símbolo, tratar a alma, as origens espirituais da doença, a libertar-se do carma e limpar o subconsciente.

– Nível 4 - Gokukaiden

Este nível é para ensinar a ensinar. Aprender a dar aos outros, iniciações (Denju) e afinação equilíbrio (Reiju). No estilo Gendai o curso de professor do Reiki dá ao aluno o Status de Sensei enquanto ensinar níveis básicos 1-2-3, e, mais tarde quando passar a ensinar outros professores receberá o título de Shihan em Gendai Reiki Ho.

Instituto Siel