Sobre o Gendai

reiki.png

Diferenças entre o GENDAI e outros estilos (variantes) REIKI

Para responder a esta pregunta recorremos um pouco à história do Reiki e fundamentalmente, como o Reiki chega ao Ocidente. O sistema Reiki mais difundido no Ocidente é o chamado Reiki Usui Shiki Ryoho, sendo “mal denominado” de Reiki Tradicional ou simplesmente Reiki Usui.

Esta corrente foi introduzida no Havaí por Hawayo Takata, cidadã norte-americana de origem japonesa, uma aluna de um dos discípulos de Mikao Usui, o Dr. Chujiro Hayashi, (médico e oficial da Marinha Imperial Japonesa) que recebeu (Mestrado) das mãos de Usui Sensei no ano 14 de Taisho (Refere-se ao ano calendário ocidental de 1925 — um ano antes do mestre Usui falecer) e abriu uma clínica de Reiki em Shinano Machi, Tóquio.

Depois da morte de Usui (1926), Hayashi se afasta da Usui Reiki Ryoho Gakkai (Associação fundada por Mikao Usui), segundo algumas fontes Hayashi estaria atendendo a uma solicitação do próprio Usui Sensei que lhe teria pedido para divulgar o REIKI ao ocidente com seu conhecimento médico, e assim fundou a "HAYASHI REIKI KENKYUKAI" (Associação de Reiki de Hayashi).


 

Devido a sua condição de médico, Hayashi introduz mudanças no método de aplicação do Reiki (talvez fosse a causa de sua separação da Gakkai de Usui), deixando em primeiro lugar a técnica de imposição das mãos e em segundo lugar às práticas espirituais (meditações, controle da respiração, etc.).

Assim o Reiki de Hayashi se transforma em uma técnica de canalização de energia dirigida à cura. As 12 posições fixas de mãos que encontramos no Reiki Ocidental são criações deste médico japonês e não de Mikao Usui, (que aliás utilizava apenas cinco posições). O motivo desta forma de aplicação é que lhe permitia que vários de seus alunos canalizassem o Reiki a um paciente em sua clínica Reiki.

Em parte, pelas supressões de Hayashi e as próprias de Takata é que o Reiki chega ao Ocidente como “uma simples técnica de imposição das mãos”, se perdendo no caminho uma quantidade de técnicas de crescimento espiritual, de auto potenciação, purificação e também de cura.

Takata pode ter modificado a história do Reiki e de Mikao Usui com a finalidade de que fosse aceito no Ocidente (Japão e Estados Unidos estavam em guerra quando isto aconteceu). Foi assim que durante muito tempo foi ensinado, entre outras coisas, que Mikao Usui fosse um sacerdote católico.

Desde Hawayo Hiromi Takata, o Reiki se propagou velozmente no ocidente, fundamentalmente depois de sua morte em 1980. Desta forma é que surgiram muitos “métodos” Reiki todos meramente ocidentais (Reiki Karuna/Kahuna, Tibetano, Terra Mai, etc.) cujas bases não são os ensinamentos originais de Usui senão que se fundamentam no legado do Reiki Ocidental.

Ressalve-se que as modificações e omissões às técnicas e à história do Reiki por Hawayo H. Takata foram úteis em seu momento. Mas agora, segundo Hiroshi Doi, é o momento de reconhecer e recuperar as maravilhosas técnicas que Mikao Usui aplicava. Estas técnicas são resgatadas pelo Reiki Gendai e são ensinadas em seus seminários. Gendai Reiki Ho (o Reiki Gendai) transmite todas as técnicas tradicionais japonesas da mesma forma que fazia Mikao Usui.

Hiroshi Doi (criador do estilo Gendai e presidente da Gendai Reiki Healing Association, é membro atual da Usui Reiki Ryoho Gakkai, associação que muitos mestres Reiki ocidentais pensavam estar desaparecida.

A linhagem que se transmite nos cursos de Reiki Gendai é também uma diferença fundamental em relação a outros métodos, já que garante uma transmissão energética mais pura por sua proximidade da egrégora do fundador Mikao Usui.

O Diretor do Instituto Gendai Reiki Ho - Brasil, Shihan W.H. Mick, iniciado diretamente por Hiroshi Doi, durante curso de maestria magistral, se encontra em quinto lugar, depois de Usui na linhagem do Reiki, havendo somente mestres japoneses de primeira linha.

Porque um Mestre Reiki deveria atualizar sua formação no estilo Gendai

Gendai Reiki Ho é a linhagem na qual foram mantidas as técnicas originais desenvolvidas no Japão, enquanto que nos estilos e variantes “ocidentais”, muitas técnicas e práticas foram modificadas, suprimidas ou substituídas.

O processo de iniciação original difere substancialmente do processo que o mestre Reiki ocidental aprendeu, e a captação de energia é maior, assim como nos contatos com outros níveis de frequência energética.

Em Gendai o mestre aprende o Reiju, uma técnica para o desenvolvimento da potencialidade espiritual de seus alunos. Reiju somente deve ser aplicado através de um ritual realizado por um Sensei/professor/mestre devidamente qualificado

mestres_reiki.png
Instituto Siel