ATENDIMENTO DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NA ESCOLA

O QUE É PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL?
É uma atividade totalmente prática que enfatiza: o brincar potencializando a criatividade, a concentração, o planejamento e as estratégias; as relações promovendo a reflexão sobre as ações, o reconhecimento do limite próprio e do outro, a construção de vínculos, a afetividade e a socialização; a motricidade ampliando a tomada de consciência corporal no reconhecimento tônico e organização da agressividade na projeção espacial; a construção pessoal ao instigar a partir da autonomia e consciência do lugar de ser criança.
O QUE ACONTECE NAS VIVÊNCIAS PSICOMOTORAS RELACIONAIS?
A Psicomotricidade Relacional é uma atividade prática que ocorre por meio do brincar espontâneo e simbólico. A duração da atividade é de 1 hora e durante esse tempo as crianças passam por uma rotina. Ao chegar todos retiram os sapatos e sentam em roda, chama-se de roda inicial, neste momento as crianças se expressam relatando sobre assuntos que desejam compartilhar com o grupo e discute-se sobre o que se projeta brincar. Findada a roda inicial é entregue os materiais e todos iniciam o brincar. O momento do brincar instiga a imaginação, a criatividade, a autonomia, as relações que estabelece com os outros, o desenvolvimento psicomotor, as projeções abstratas, entre outros sentimentos que o fortalecem na construção de sua personalidade. Após o tempo do brincar todos são convidados a relaxar e em seguida organizar os materiais utilizados. Finaliza-se com a roda, neste momento a conversa é sobre o que brincaram e os sentimentos agregados. Durante o tempo da prática, o psicomotricista relacional investe no brincar com as crianças, valoriza suas construções e seus sentimentos.
QUAIS MATERIAIS SÃO UTILIZADOS DURANTE O BRINCAR?
São utilizados os materiais básicos, instituídos pelo criador da prática e outros que foram inseridos a partir de pesquisas mais recentes como: Cordas, bolas, aros, bastões, tecidos, jornais, caixas de papelão, tijolos lúdicos, paraquedas lúdico, entre outros.
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA?
A atividade é indicada para todas as crianças por colaborar eficazmente ao desenvolvimento motor, social, relacional, afetivo e pessoal.
Fielmente é uma atividade onde o brincar é coisa séria!!!

RESPONSÁVEL TÉCNICA:
Elisângela Gusi
Mestre em Educação
Esp. em Psicomotricidade Relacional
Esp. em Psicopedagogia
Pedagoga
23 anos de experiência em escola e clínica.
