Musicoterapia

O que é?

Musicoterapia é a utilização da música e os seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um músico terapeuta qualificado com um cliente ou um grupo, em um processo para facilitar e promover a comunicação, relação com a aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. 

A Musicoterapia está inscrita no CBO, no Ministério do Trabalho sob o número 226305. A profissão de Musicoterapeuta tem associações filiadas à União Brasileira de Associações de Musicoterapia – UBAM. 

Quais os objetivos?

O objetivo da Musicoterapia é utilizar a música para atingir os objetivos terapêuticos, os quais são: a restauração, manutenção e melhoria da saúde física e mental (BRUSCIA, 2000). Além disso, desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento (Federação Mundial de Musicoterapia INC. 1996). 

Como Acontece?

O musicoterapeuta avalia, planeja e desenvolve um projeto terapêutico, dentro das necessidades de cada paciente. O centro dos atendimentos é oferecer experiências musicais. As principais técnicas musicais são: improvisação, recriação, composição e audição musical. 

Os atendimentos ocorrem semanalmente de forma individual ou em grupo. 

Rua: Pedro Nolasko Pizzatto N°269 Mercês Curitiba PR CEP 80710-130/ Próximo a Torre Panorâmica

41- 30231800 / 41- 99954-9595

© 2020. Todos os direitos reservados.