Musicoterapia
O que é?
Musicoterapia é a utilização da música e os seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um músico terapeuta qualificado com um cliente ou um grupo, em um processo para facilitar e promover a comunicação, relação com a aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
A Musicoterapia está inscrita no CBO, no Ministério do Trabalho sob o número 226305. A profissão de Musicoterapeuta tem associações filiadas à União Brasileira de Associações de Musicoterapia – UBAM.
Quais os objetivos?
O objetivo da Musicoterapia é utilizar a música para atingir os objetivos terapêuticos, os quais são: a restauração, manutenção e melhoria da saúde física e mental (BRUSCIA, 2000). Além disso, desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento (Federação Mundial de Musicoterapia INC. 1996).
Como Acontece?
O musicoterapeuta avalia, planeja e desenvolve um projeto terapêutico, dentro das necessidades de cada paciente. O centro dos atendimentos é oferecer experiências musicais. As principais técnicas musicais são: improvisação, recriação, composição e audição musical.
Os atendimentos ocorrem semanalmente de forma individual ou em grupo.